Empreender, segundo o dicionário Houaiss, quer dizer "decidir, realizar; tentar" ou pôr em execução; realizar". O termo empreendedor foi utilizado pela primeira vez por Cantillon (1755) que via o empreendedor como um inovador e alguém que corria riscos com o próprio dinheiro. O termo foi incorporado à teoria econômica com a palavra capitalista. Até o ano de 1950, porém, na década de 1960, David McClelland, identificou nos empreendedores de sucesso um elemento denominado motivação para a realização, ou impulso para melhorar, sair-se bem, realizar algo ou competir com os padrões de excelência. McCleland afirma que as pessoas são motivadas por três necessidades: a necessidade de realização, necessidade de afiliação e necessidade de poder.
- Necessidade de realização busca encontrar ou superar um padrão de excelência, realização pessoal, usar feebback e metas a longo prazo, ou seja, superar obstáculos.
- Necessidade de afiliação estabelece laços de amizade, ser aceito, fazer parte de grupos sociais, grande preocupação pelo rompimento de uma relação interpessoal positiva, elevada preocupação com as pessoas.
- Necessidade de poder busca despertar fortes reações emocionais positivas nas outras pessoas, visa superar os outros pela competência.
Conceito de Ética
É a reflexão crítica sobre valores e princípios à conduta humana, para o agir consciente, o senso crítico e a arte de conviver e de ser feliz. As palavras ética e moral têm sentidos diferentes.
A educação ética é complexa, pois trabalha com princípios , valores e não apenas com regras.